Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

DEZ ANOS DE VEG - Natal Vegetariano - Natal sem peru.


Sou vegetariano desde 22 de julho de 2004. Não como nenhum tipo de carne. Mas come frango? Não. Então come peixe? Também não? Então o que você come? Eu como todo o resto, e não mamo em vacas, pois não sou bezerro, ora! Ou você acha que só existe carne para comer?

Tecnicamente eu sou um ovo-lacto-vegetariano, isto é, eu como ovos, leite de soja, é claro, e seus derivados. Este post é para contar a minha experiência como vegetariano; quem sabe alguém se inspire e siga o exemplo. E antes que perguntem, não sou radical. Cada um deve fazer as suas escolhas, ser ou não saudável? isso é o que importa.  

Como tudo de mais sempre foi veneno, homens não devem tomar mais de 03 colheres de sopa de extrato de soja ao dia, por causa do hormônio feminino que ela gera, o que beneficia as mulheres, na menopausa. Inclusive os orientais não ultrapassam esta quantidade, no total ingerido, num dia, variando com os peixes, no nosso caso, com os ovos. 

Eu como 01 ovo, no almoço, todos os dias, retirando a gema, dia sim, dia não, sempre acompanhado de uma colher de sopa de azeite, num bom prato de feijão carioquinha, cozido com vários legumes diferentes, brócolis e couve, em dias alternados, inclusive a batata doce. Suco de um limão antes, e 01 laranja lima com bagaço após, acompanhada de 01 banana prata, sempre. A tarde, manga, mamão, e outra fruta da época. 

Ao acordar, 02 dedos, num copo pequeno, de agua, de cloreto de magnésio. Os 33 grs do frasco eu diluo em 1 litro e meio de agua filtrada. Café da manhã - Extrato de soja, 01 colher e meia em meio copo de agua, completando com café. Esta é minha dieta diária, tomo agua filtrada em filtro de barro, de madrugada, durante o dia, de 04 em 04 horas um copão. A tarde, nem cloreto de magnésio, nem agua após as 16 horas, causam insônia a noite, tendo que levantar pra fazer xixi.
 

33g
Vale a pena pesquisar um pouco mais:

Antianêmicos - Sulfato ferroso
 

Antianêmicos - 3 truques para enriquecer os alimentos com ferro

- Mesmo aqueles que consomem carne diariamente necessitam de suplementação de ferro, pelo menos 01 vez ao ano, pois nem tudo é assimilado pelo organismo, principalmente os que tomam leite e derivados de animais, o cálcio impede a absorção do ferro.

Muita gente não deve saber que esses dois minerais, ambos tão necessários ao nosso organismo, não combinam, quando presentes na mesma refeição, uma vez que o cálcio inibe a absorção do ferro. O consumo frequente desses dois nutrientes juntos pode até provocar anemia.  
O cálcio proveniente de suplementos e dos alimentos diários (leite, queijo, etc) normalmente inibe a absorção de ferro quando adicionados à refeição. Com isso, o uso de suplementos à base de cálcio deve ser feito de preferência nas refeições com menor teor de ferro, devendo-se também lembrar de evitar combinações como o famoso bife à parmegiana ou molhos à base de leite, queijo ou iogurte nas refeições principais, quando as carnes estão presentes.  
Portanto, para quem tem o hábito de consumir leite ou derivados no almoço e jantar junto com as carnes, que são a principal fonte de ferro do nosso organismo, é melhor repensar o hábito!